Notícias

ASCOOB realizada primeira capacitação dos agentes de microcrédito que atuarão no Projeto de Dinamização e consolidação do Programa de Microcrédito Cooperativo Solidário.

ASCOOB realizada primeira capacitação dos agentes de microcrédito que atuarão no Projeto de Dinamização e consolidação do Programa de Microcrédito Cooperativo Solidário.

12 de Março de 2019 - 16:52:31h

Foi realizado em Serrinha entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a primeira capacitação com os agentes de microcrédito e expansão que iram atuar no Projeto de Dinamização e consolidação do Programa de Microcrédito Cooperativo Solidário proporcionando uma melhor infraestrutura e fortalecendo a economia familiar solidária, através da democratização e do acesso ao crédito orientado.

O projeto será custeado pelo convênio assinado entre a Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar e Solidária (ASCOOB) e a Secretaria do Tabalho, Emprego e Renda (SETRE), através da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo – SESOL.

Os agentes atuaram nos municípios de Senhor do Bomfim, Juazeiro, Campo Formoso, Andorinhas, Valente, São Domingos, Riachão do Jacuípe, Candeal, Santa Barbara, Água Fria, Cairú, Presidente Tancredo Neves, Planalto, Caetanos, Ribeirão do Largo, Heliopolis, Paripiranga, Fátima, Cicero Dantas, Ribeira do Pombal, Cipó, Cruz das Almas, Sapeacú e Muritiba. Ao todo serão investidos cerca de 1,5 milhão no período de dois anos e custeará além dos salários e encargos dos agentes, despesas com deslocamentos e a estrutura física para montagem dos pontos de atendimento.

A abertura do evento contou com a presença do presidente da ASCOOB/Associação Antônio Claudio Oliveira Santiago, que deu boas-vindas aos novos contratados da entidade participantes e mencionou a importância do projeto para o sistema ASCOOB. O assessor Institucional e Jurídico do Sistema ASCOOB fez uma explanou sobre conjuntura sistêmica da entidade e em seguida fez a apresentação da metodologia administrativa do Projeto.

O coordenador do Projeto, Moisés Inácio Rios apresentou a metodologia do projeto, bem como as linhas de crédito, as taxas de juros praticadas e também das metas estabelecidas para cada cooperativa e município.

O evento contou ainda com a participação de Ednei Sacramento, responsável pelo departamento de Educação da ASCOOB Sisal e de Tamires Damasceno, coordenadora do departamento de microcrédito da mesma cooperativa que falaram sobre a importância do microcrédito orientado para o público alvo. Além disso, o evento contou com a presença do coordenador do departamento de negócios da ASCOOB CENTRAL, Marcos Alan, que trabalhou o processo de abertura de contas, acesso ao Colmeia e emissão de Boletos.

A principal meta do projeto é a liberação de $   7 (sete) Milhões liberados em operações microcrédito em municípios ainda não atendidos pelas cooperativas do Sistema ASCOOB.