Notícias

ASCOOB recebe visita do Técnico da SETRE para acompanhamento das ações do Projeto de Dinamização e Consolidação do Programa de Microcrédito Cooperativo Solidário.

ASCOOB recebe visita do Técnico da SETRE para acompanhamento das ações do Projeto de Dinamização e Consolidação do Programa de Microcrédito Cooperativo Solidário.

22 de Agosto de 2019 - 18:22:36h

Nos dias 22 à 26 de Julho de 2019, à Associação das Cooperativas de apoio a Economia Familiar - ASCOOB, recebeu a visita do Senhor Edson Pinto Técnico da Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte do Estado da Bahia para acompanhamento das atividades do Projeto de Dinamização e consolidação do Programa de Microcrédito Cooperativo Solidário. O objetivo da visita foi a apuração do primeiro semestre de execução do Projeto. De acordo com o Senhor Edson Pinto “Foi observada na visita as aquisições previstas, como mobiliário, equipamentos, a contratação dos agentes de crédito e avaliação da rotina e execução dos agentes em campo. O técnico da SETRE também visitou alguns parceiros locais, essenciais para implementação do Projeto nos respectivos municípios. Além das visitas realizadas nos Pontos de Atendimento de Riachão do Jacuípe, Valente, São Domingos, Santa Barbara, Candeal, Água Fria e Cícero Dantas, também foram visitadas as agências de relacionamento como, a ASCOOB Itapicuru, sediada em Santaluz, ASCOOB Sisal em Serrinha e as Agência de Retirolândia e Conceição do Coité e Ribeira do Pombal, a última da ASCOOB Cooperar, sediada em Araci. Na agenda, foi realizado um encontro com os agentes de créditos da ASCOOB Coopec e Cooperar em Cícero Dantas, onde estiveram presentes os agentes do município sede e de Heliópolis, Parirpiranga e Fátima.

Na oportunidade, o técnico da SETRE o Senhor Edson Pinto, também se reuniu com a Diretoria da ASCOOB Central o Senhor Clerisson de Santana e o Presidente da Associação, o Senhor Antônio Cláudio. O objetivo deste projeto é oportunizar o micro crédito à micro e pequenos empreendedores dos municípios de atuação do projeto, com operações que atinjam até R$ 15.000,00 reais, na modalidade de aval solidário. Atualmente já foram mais de 700 beneficiários ultrapassando o valor de dois milhões de reais investidos nos 24 municípios de atuação do Projeto. É uma oportunidade de incremento financeiro na economia local e de novos negócios, proporcionando a inclusão  de novos cooperados e aumento de emprego e renda.  

As cooperativas na parceria com o Governo do Estado e da ASCOOB Fortalece oferecem linhas de créditos com taxas menores e adotam a metodologia do crédito orientado aos cooperados. Para a coordenadora do Projeto, a Senhora Marcely Macedo, “o Projeto é uma ação muito importante para a que empreendedores e empreendedoras possam alavancar suas atividades por meio de uma linha crédito mais acessível e com taxas menores, proporcionando um aumento no capital de giro e na vantagem competitiva, principalmente na relação com seus fornecedores. Para muitos empreendedores é uma oportunidade de concretização e de modernização dos seus negócios. “

Esta iniciativa da ASCOOB em parceria com o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE contribui com um importante papel de fomento na geração de renda na economia local e principalmente na disseminação da economia solidária como forma de fortalecimento do cooperativismo no Estado da Bahia.