Notícias

Projeto de Dinamização e Consolidação do Microcrédito trás resultados importantes para as Cooperativas de Crédito filiadas a ASCOOB.

Projeto de Dinamização e Consolidação do Microcrédito trás resultados importantes para as Cooperativas de Crédito filiadas a ASCOOB.

04 de Junho de 2020 - 13:57:56h

A Secretaria de Trabalho Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia em parceria com a Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Solidária e Familiar – ASCOOB, por meio do Projeto de Dinamização e Consolidação do Microcrédito Solidário, desenvolve ações para fortalecimento de 2000 empreendedores, localizados em vinte e quatro municípios do Estado da Bahia, por meio da aplicação de investimentos para suas atividades econômicas, em diversas áreas comerciais. A proposta do Projeto é proporcionar por meio de um crédito orientado a aplicação de recursos para empreendedores formais e não formais, possibilitando a melhoria da infraestrutra de suas atividades econômicas com objetivo de ampliar sua capacidade comercial e de renda, a partir democratização do acesso ao crédito. Para isso, foram contratados 24 agentes de microcrédito, que foram distribuídos em quatro cooperativas de crédito filiadas à ASCOOB, são elas: Ascoob Itapicuru, Ascoob Sisal, Cooperar e Coopec. Desde do início do Projeto em Janeiro de 2019, já foram aplicados mais de 6 milhões e meio de reais, beneficiando aproximdamente 2200 pessoas. Estes recursos são originados das Cooperativas de Crédito e são destinados para seus cooperados com juros de 2% am. Esta linha de crédito foi criada especificamente para os beneficiários do Projeto que contam além do acompanhamento e orientação dos agentes, a participação em capacitações e palestras. A metodologia adotada pelo Projeto apresenta significados importantes para o alcance dos resultados. Atualmente, as operações contratadas pelas Cooperativas, apresentam os menores indices de inadimplencia, ficando em torno de 2%. Mais da metade das operações realizadas são para as mulheres, por volta de 55%, o que demonstra o crescimento do empreendedorismo feminino, contribuindo para o protagonismo das mulheres na economia familiar e local. Nos tempos de hoje o desafio das Cooperativas é oferecer para seus cooperados uma linha de crédito mais acessível e justa com o compromisso em atender maior número de pessoas, proporcionando o aumento do seu capital, bem como inclusão social e econômica do público beneficiado, diante de um cenário imprevisível economicamente. Vale ressaltar, o papel importante das parcerias locais estabelecidas pelas Cooperativas de Credito com organizações públcas e sociais nos municípios, esta parceria eleva o nível de participação da sociedade em geral, bem como contribuem com o processo de expansão das cooperativas nos municípios atendidos.